Viatura capota durante perseguição policial no interior do MA.Matéria Anterior
Gravíssimos acidentes na BR 135 fazem 2 vitimas fatais.Próxima Matéria
banner
Notícias da hora

notícias quantes estão aqui.

TJMA destaca lei que assegura direitos aos autistas

Line Spacing+- AFont Size+- Print This Article
Related Articles

diainternacionalautismo

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2/04), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) destaca a Lei nº 12.764, que assegura novos direitos aos autistas.

Ao instituir a “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, a lei dá a esse grupo os benefícios legais de todos os indivíduos com deficiência, incluindo desde a reserva de vagas em empresas com mais de cem funcionários até o atendimento preferencial em bancos e repartições públicas.

autismo-1

O texto prevê ainda uma punição para gestores escolares que recusarem a matricular alunos com autismo. O responsável pela negação está sujeito a multa de 3 a 20 salários mínimos. Em caso de reincidência, os gestores podem até perder o cargo.

O texto afirma ainda que “em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular (…) terá direito a acompanhante especializado”.

A pessoa autista também não poderá ser impedida de participar de planos de saúde em razão de sua condição, como já previa uma lei específica sobre o tema. Além disso, esses pacientes terão direito a atendimento com uma equipe de médicos, como neurologista, psiquiatra e terapeuta de fala.

DIAGNÓSTICO – O diagnóstico de autismo já é possível antes dos 3 anos de idade, desde que seja feito por um profissional experiente. Em geral, as principais características de uma criança com essa condição são: dificuldades na interação social, comunicação tardia, palavras e movimentos repetitivos – que podem se manifestar em maior ou menor grau, dependendo do tipo de autismo.

0 Comments

No Comments This Article Has No Comments Yet

Sorry, either someone took all the comments and ran away or no one left any in the first place !

But You can be first to leave a comment !

Leave Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tempo - Presidente Dutra




Sinto Muito! Dados meteorológicos não disponível!



Data powered by

 

TV Malagueta

Edição Impressa Nº 15

No Facebook